release-institucional-junh016

Cerveja artesanal ganha novo point no Santa Tereza

Protótipo, segundo o famoso Dicionário Aurélio: “…feito para ser experimental antes da produção de outros exemplares”.

Baseada neste conceito nasceu a proposta o Protótipo Bar: uma casa especializada na comercialização de cervejas artesanais que trouxe para a Capital, mais especificamente ao tradicional  bairro de Santa Tereza, experiências diferenciadas para se saborear a bebida.

A ideia surgiu de dois apreciadores e especialistas do produto, o carioca Lucas Zacharias e o paulistano Angelo Gabriel, que projetavam abrir uma distribuidora de cervejas artesanais. Porém, ao definirem o local que abrigaria a empresa, perceberam o potencial que havia no charmoso terraço  e decidiram, assim,  investir em um estabelecimento nos moldes dos rooftops americanos.

Durante o dia, funciona a loja com mais de 170 rótulos de cervejas para venda e degustação. À noite, ela se transforma em um bar conceitual onde é possível além de consumir a bebida, saborear os drinks, deliciosas porções e burguers gourmets e artesanais.

 

Um achado no terraço
O ambiente é inspirado nos bares do Brooklyn e possui um ar descolado, aconchegante e  bastante criativo. A loja de cerca de 20m² conta com  uma prateleira com várias cervejas, além de um balcão para degustação onde os clientes podem interagir com os donos e conversar sobre cerveja, afinal, nada melhor do que um bate-papo para quem gosta do assunto!

Mas o bar ganha amplitude com a área externa do terraço (de 200 m²) que, à noite, ganha uma iluminação charmosa composta por um varal de pequenas lâmpadas, jardim iluminado e muito verde, com árvores e plantas dispostas pelo espaço. A capacidade total do Protótipo comporta 50 pessoas na área externa e cinco dentro da loja.

 

O melhor local para tomar cerveja artesanal
É assim que o Protótipo Bar tem sido definido por quem o frequenta. Isso porque ele agrega bons preços, variedade da carta, gastronomia e o atendimento de primeira feito pelos próprios donos.

A quantidade de rótulos impressiona os amantes de cervejas artesanais. As marcas são escolhidas a dedo e como tudo o que é experimental, seus idealizadores sempre apostam em novidades. Por isso, o bar prioriza rótulos nacionais e, principalmente, os locais. As chamadas cervejas ciganas, cuja produção é feita de forma terceirizada, também são apostas do estabelecimento.

A carta de bebidas também inclui opções de beer drinks, chopes artesanais (sempre três tipos, que variam toda a semana), doses, Martinis e drinks.

 

Pratos para harmonizar
E quem gosta de cerveja artesanal não dispensa um delicioso tira-gosto. Para isso, o chef Otávio Ribeiro (que trabalhou em restaurantes argentinos e no Wäls Gastropub), juntamente com Angelo e Lucas, colocaram a mão na massa e prepararam opções que harmonizam perfeitamente com a bebida.

Os clientes podem optar por porções, burguers e grelhados. Entre os petiscos, o “Stout Flavored Onions” (anéis de cebolas empanados um a um em cerveja Stout) merece destaque. Para os amantes de frango, o “Chicken Drums” (coxinhas de frango crocantes e levemente apimentadas) pode ser uma boa pedida.

Os fãs de hambúrguer contam com delícias como o “All in Burger” — uma releitura do X Tudo, feita com Pão Burger, 2 X Blend da casa, queijo prato, fatias de bacon, ovo e salada — e o “Dirty Pig” (pão de sal, blend especial da casa, queijo canastra e geleia de bacon), por exemplo.

Os grelhados são de dar água na boca! O “Pork Honey” (lombo de porco marinado em cerveja com especiarias e mel, acompanhado de Onion Rings) e o “Steak Me ‘Babe’” (robusto e saboroso bife ancho grelhado no seu ponto, acompanhado de batatas minguantes e molho Chimichurri) são alguns deles.

Vale destacar que todos os pratos acompanham molhos especiais com receitas próprias. Os donos priorizam a compra de ingredientes com fornecedores da região e valorizam a preparação artesanal do cardápio. O bar também oferece opções vegetarianas como a famosa porção mista de vegetais assustados no azeite e shoyo, o Grandma’s Veggies. Outro diferencial é o investimento na cozinha cigana, ao receber um chef ou cozinheiro para preparar pratos típicos desta cultura e compor cardápios noturnos de alguns dias específicos.

 

Música com cerveja
O Protótipo Bar abre espaço para bandas e músicos independentes e locais, sempre na linha do Blues e Rock Clássico.  Outra atração do espaço é o aluguel de narguille — um cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado. “Essa é a nossa proposta, experimentar sempre”, comenta Lucas Zacharias, um dos sócios.

O Protótipo Bar funciona de 14 horas à meia noite e está localizado na rua Professor Galba Veloso, 206, 2º andar, esquina com rua Pouso Alegre, no Santa Tereza.

 

Serviço | Protótipo Bar
Endereço | Rua Professor Galba Veloso, 206, 2º andar – Santa Tereza
Serviços | Comercialização de cervejas artesanais – carta com mais de 170 rótulos
Gastronomia | Americana
Programação | Shows aos sábados, a partir das 19h
Horário de funcionamento | Loja, a partir das 14h; Bar, de 18h à meia noite
Capacidade | 50 pessoas (área externa) e cinco (área interna)
Formas de pagamento | todos os cartões de crédito, débito e dinheiro
Informações e reservas | 31 3566 0396

Share this Post