release-wellness

Conquista de bem-estar físico e mental é possível

Por meio de harmonização de vários aspectos da vida, das relações humanas e do autoconhecimento, sete passos ajudam a chegar lá

Desemprego, trabalho em função desagradável, problemas familiares, excesso de peso, desequilíbrio espiritual. Esses são alguns dos problemas enfrentados por grande parte das pessoas em seu dia a dia. Questões como essas podem prejudicar a saúde do corpo como um todo e, principalmente, afetar a mente.

É o que alerta a especialista em relações humanas Aline Caldas. Segundo ela, em momentos em que tudo parece estar perdido ou sem sentido, a ajuda de um profissional é crucial na obtenção de equilíbrio e plenitude do ser humano.

De acordo com a profissional, é necessário que o indivíduo busque harmonia, qualidade de vida, bem-estar e saúde em todos os aspectos de sua vida: físico e corporal, emocional, ocupacional, intelectual, social, ambiental e até espiritual. “A satisfação pessoal em todas estas áreas envolve a conscientização e escolhas capazes de nos levar em direção a uma existência mais saudável e feliz”, esclarece Aline. Ela destaca que existe um o processo para que o indivíduo obtenha uma vida balanceada, estável e leve e que ele passa pelas fases descritas a seguir:

Bem-estar físico
O indivíduo deve se responsabilizar por sua própria saúde com consciência dos seus atos e consequências. Esta parte do acompanhamento envolve todos os cuidados necessários para manter o corpo saudável, da alimentação à prática de exercícios físicos.

Bem-estar emocional
O indivíduo é direcionado a conhecer e aceitar seus sentimentos e os das pessoas com as quais convive. Assim, é possível que ele trabalhe a sua capacidade de autogestão de emoções e comportamentos de forma a ter recursos para administrar o estresse diário. Essa etapa é importante para o desenvolvimento da adaptabilidade às mudanças e para a aquisição do otimismo.

Bem-estar social
Esse quesito facilita o desenvolvimento da habilidade de interação com as pessoas de convívio mais próximo. “É imprescindível saber comunicar-se com elas e criar relacionamentos baseados em respeito e harmonia”, conta Caldas.

Bem-estar intelectual
A mente deve estar alinhada com os outros aspectos da vida humana. “O indivíduo descobrirá por esforço próprio como direcionar seu autoconhecimento, para que ele aperfeiçoe seu potencial intelectual, aprendizado e criatividade. Assim, é possível, expandir os padrões de pensamento e potencializar as habilidades pessoais”, ressalta a especialista.

Bem-estar espiritual
Não basta cuidar apenas de elementos mais conhecidos da vida. Este programa de harmonização também engloba a descoberta de um significado e de um propósito existenciais. Perguntas como “Quem sou eu?” e “Qual é o significado de minha vida” são alguns nortes que esta etapa auxilia o indivíduo a encontrar.

Bem-estar ambiental
Trata-se da criação de um ambiente positivo em torno de si, por meio, por exemplo, de boas companhias, lazer e recreação de qualidade. Esse processo atua no modo como a pessoa interage com o ambiente em geral e com o interno, íntimo.

Bem-estar profissional
No mundo globalizado e contemporâneo, o que a grande maioria das pessoas almeja é prosperidade financeira. Nesse momento da harmonização, facilita-se a descoberta de talentos e forças pessoais que podem ser aplicados no trabalho dele. “O objetivo é a obtenção de satisfação, crescimento e realização profissionais, sensações que finalizam essa busca pela harmonia e paz entre todos os fatores e agentes internos e externos ao ser”, esclarece.

Sobre Aline Caldas
Facilitadora de vida pessoal e de carreiras executivas formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, da qual também é membro. Outras informações podem ser obtidas em seu site profissional por meio do link  www.alinecaldas.com.

Share this Post