aj1k1544

Dilema de carreira é um desafio que tem solução

Jovens em início de carreira e que se sentem em dúvida quanto à sua vocação; pessoas que desejam ascensão profissional; profissionais que querem mudar de carreira; pessoas que querem reingressar no mercado de trabalho; profissionais com a carreira estagnada ou em declínio, em fase de pré-aposentadoria e aposentados, além de mulheres em retorno ao mercado de trabalho após licença maternidade.

 

De acordo com a facilitadora de carreiras Aline Caldas, esses são alguns dos exemplos de dilemas enfrentados pelas pessoas com os perfis descritos acima: saber aonde se quer chegar, por onde ir para atingir esse objetivo e se os caminhos atuais condizem com as metas futuras.

 

“Com tanta indagação, essas resoluções não são fáceis e deixam o profissional muito embaraçado”, alerta. Segundo ela, é necessário que o indivíduo saiba identificar e explorar melhor suas competências profissionais em consonância com seus objetivos pessoais. “Eficácia, criatividade, capacidade de adaptação, resiliência e liderança são habilidades pessoais valorizadas pelas empresas e que podem ser otimizadas”, explica.

 

Nesse sentido, Caldas auxilia a pessoa encontrar bases individuais úteis à definição estratégica da área a se seguir, possibilitando, a partir de então, o planejamento e desenvolvimento mais concreto desta carreira. “Esse suporte também é eficaz em garantir êxito em situações de mudança de carreira, recolocação profissional e desengajamento do mercado de trabalho”, conta.

 

Aline Caldas destaca que uma carreira de sucesso não contempla apenas o êxito objetivo, que é mensurável, observável e avaliável por indicadores como status, prestígio, remuneração, cargo etc. “Ela também agrega fatores subjetivos, que são sentidos e reconhecidos apenas pela própria pessoa e referem-se à satisfação de valores, aspirações e propósito de cada um”, explica. Faz-se fundamental ainda harmonizar a profissão com os outros papéis sociais que se desempenha.

 

Um dos resultados possíveis desse direcionamento é o aumento da vantagem competitiva do profissional, a possibilidade dele controlar melhor sua carreira e, por conseguinte, alcançar seus objetivos profissionais e pessoais, que, às vezes, soam tão impossíveis.

 

Sobre Aline Caldas

Facilitadora de vida pessoal e de carreiras executivas formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, da qual também é membro. Outras informações podem ser obtidas em seu site profissional por meio do link  www.alinecaldas.com.

Share this Post