A paz descrita em poemas

Um trabalho social realizado com crianças e adolescentes em áreas de risco fez com que a artista conhecida mundialmente por obras sociais, Eni D´Carvalho, escrevesse um livro de poesias chamado “Poética da Pacificação”. O livro será lançado amanhã, às 19h30, na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1466 – Funcionários).

Durante 15 anos de sua carreira, Eni atuou com essas crianças e adolescentes com as quais realizou um trabalho artístico inspirado na paz. Neste projeto, promoveu atividades culturais inclusivas junto a essas pessoas, permitindo que elas fossem protagonistas de uma cultura de paz no meio em que vivem.

 O livro de 174 páginas foi editado por Romero Carvalho (Coletivo Editorial) e impresso pela gráfica O Lutador. A obra traz 170 poemas em seis capítulos divididos nos seguintes temas: a paz; mística e arte pela paz; a paz na alma e na cultura do Brasil; acordar para a paz com as crianças; a paz é um caminhar; e o ser humano, com a terra e o cosmos. Todas as ilustrações foram criadas pela própria artista.

Além do livro, a autora se preocupou em gravar um CD poético que será doado a pessoas com deficiência visual – outro projeto em que atua.

Sobre a autora

De nacionalidade luso-brasileira e mineira de Ubá, Eni D´Carvalho é artista plástica autodidata mundialmente conhecida por suas obras focadas na inclusão social de pessoas com deficiência visual.  Eni é autora dos projetos “Tocar e Sentir” e “Anjos Mensageiros da Paz”, por meio dos quais desenvolve pinturas táteis, reinventando a comunicação e a quebra de paradigmas para esse público.

A arte de Eni já foi exposta em 160 lugares no Brasil, Estados Unidos e Europa. Suas exposições foram vistas no salão da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, na Universidade de Aveiro, na Biblioteca Nacional de Lisboa, nos Museus da Empresa Portuguesa das Águas Livres – Epal, dentre outros. No Brasil, exibe suas obras em espaços de fácil acesso às comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Outras informações sobre a artista estão disponíveis em seu canal no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=3XMq3J9bhN8, ou podem ser solicitadas por meio do e-mail enidcarvalho@gmail.com.


Publicado

em

por

Tags: