Especialista alerta sobre obstáculos ao cumprimento de metas de ano novo

Uma meta sem um plano é somente um desejo, alerta Aline Caldas, facilitadora de vida pessoal. E é exatamente nesta época do ano que as pessoas começam a criar vários objetivos para 2017. Parar de fumar, começar a frequentar a academia, emagrecer alguns quilos, mudar de emprego, ganhar dinheiro, mudar de cidade e até terminar um relacionamento são alguns exemplos de promessas íntimas.

A virada de 31 de dezembro para 01 de janeiro cria uma necessidade de fazer metas no ser humano. E isso, segundo Aline, é ótimo. Mas, a forma por meio da qual a maioria das pessoas as formula dificulta o cumprimento delas. A profissional recomenda utilizar o planejamento estratégico para efetivar esses desejos.

Ela explica que quando o indivíduo se pergunta o almeja para o próximo ano, a resposta precisa ser concreta, quantificada, estudada e atingível. “É preciso saber os prós e contras da meta desejada e vislumbrar a recompensa de sua realização”, pontua. Aline ressalta que é preciso definir uma data limite para atingir cada objetivo ou, pelo menos, vislumbrar uma ideia a cerca deste prazo.

“Fazer metas genéricas para passagem de ano é uma tradição que se revela vazia. A maioria das pessoas escreve em agenda, em uma folha de papel, ou reza para que algo acontecer, mas esquece de ser proativo. Desejos de fim de ano não são concretizados em um passe de mágica”, esclarece a facilitadora.

Seguir passos detalhadamente planejados evita que o indivíduo pare de se movimentar em direção ao seu desejo antes de concluí-lo por falta de perspectiva. Se os obstáculos a um desejo de ano novo são maiores do que a capacidade de atingi-lo, talvez, a pessoa que possui esta meta não esteja sendo honesta consigo mesma sobre sua realidade.

O planejamento estratégico da vida pessoal é mais do que pular ondinhas, desejar melhores dias no próximo ano e escrever bons desejos. Ele começa agora. Não é uma virada de ano que vai fazer milagre, operar mudanças desejáveis. É a vontade, a motivação e a persistência que irão fazer com que a pessoa chegue ao seu objetivo.

Share this Post