Criando um ambiente de trabalho ideal

* Lívia Gazzinelli

Saiba por que um ambiente de trabalho inovador pode ser o diferencial do seu negócio

1920. Este é o número médio de horas que um indivíduo brasileiro passa no trabalho, convivendo com colegas e chefes dos mais variados perfis. Imagine, então, passar todo este tempo em um ambiente desestruturado, sem nenhum conforto, com pessoas que não estão aptas a ouvir umas as outras e mal se cumprimentam? Pode parecer clichê falar sobre isso, mas, acredite, ainda existem muitas empresas que não perceberam a importância de um ambiente de trabalho bem estruturado e com uma equipe motivada.

O ideal é que a organização invista em um espaço agradável, no qual os funcionários sintam-se motivados para realizar bem todas as tarefas do dia a dia. Não é atoa que diversas empresas de sucesso, como o Google – considerada a melhor empresa para trabalhar em 2013 –, a Nokia, e até mesmo a LEGO, investem pesado em escritórios inovadores, que são verdadeiros espaços de inspiração. Aliás, inspirar é o principal objetivo destas grandes organizações. Isso porque um ambiente de trabalho inovador é capaz de proporcionar uma maior – e melhor – troca de informações entre membros da equipe, incentivando os funcionários a serem cada vez mais livres, criativos e independentes.

Pensando nisso, é importante ressaltar que, além do ambiente físico, apostar nas relações interpessoais dentro da empresa é fundamental. Os grandes líderes incentivam sua equipe a cultivarem valores como a coletividade, deixando para trás a ultrapassada premissa de competição, e passando a valorizar a conquista dos objetivos em conjunto. Desta forma, é possível criar ambiente não só confortável, como também um espaço leve e que preze pelo companheirismo, o que contribui para tornar essas 1920 horas mais prazerosas e bem aproveitadas.

SEM EXAGEROS

O ambiente de trabalho ideal também conta com o equilíbrio e o bom senso de seus beneficiados. Abusar da liberdade e dos atrativos propostos por um espaço inovador prejudica o desempenho pessoal do funcionário, além de atrapalhar toda a dinâmica da equipe. Assim, as pessoas podem, e devem, se sentir livres no trabalho, a fim de atingirem o maior potencial e melhorarem o desempenho dentro da organização. O que não deve acontecer é confundir essa “liberdade” com libertinagem.

NA PRÁTICA:

Para criar um ambiente de trabalho ideal, pratique algumas ações:

1. Comunique-se e interaja com a sua equipe

Seja por meio de um grupo nas redes sociais ou de encontros semanais, o importante é proporcionar uma experiência diferente, que permita aos seus funcionários obterem uma interação maior e mais pessoal. Isso ajudará a sua equipe a ter mais confiança e liberdade dentro da empresa.

2. Sessões de brainstorm ou reuniões de pauta

A ideia aqui é promover reuniões mais flexíveis, que tenham como objetivo incentivar a criatividade e participação da equipe no crescimento da empresa.

3. Brinque com a arquitetura

Tente criar um ambiente de trabalho único, que seja funcional para o seu negócio, e que fuja do comum. Que tal pedir a opinião e ajuda da sua equipe para reestruturar o escritório?

4. Seja um líder

Trate bem a sua equipe, ajudando-a sempre. Ressalte as qualidades dos seus funcionários, aponte os erros com sabedoria e, o mais importante, mostre que vocês estão juntos em busca de um mesmo objetivo.

Quer se inspirar? Veja alguns dos escritórios mais inovadores:

Dropbox, San Francisco (EUA)

 

Facebook, Menlo Park (EUA)

 

Nokia, Sunnyvale (EUA)

Lego, Dinamarca

*Gestora de mídias sociais da LEC Comunicação


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *