POST POLTICOS

A importância da comunicação integrada em uma campanha eleitoral

* Lívia Gazzinelli e Lorenza Coelho

 Não espere bons resultados de uma campanha eleitoral feita de forma improvisada, sem planejamento, sem profissionais especializados e sem produção de alta qualidade. A estratégia de campanha eleitoral, se bem feita, é um grande passo para alcançar o objetivo de uma vitória. O jogo político na verdade é uma guerra, é a luta pelo voto, por isso, montar uma grande estratégia é fundamental: todas as ações devem ser planejadas, estudadas, pesquisadas e reformuladas constantemente de forma integrada. 

O marketing político determina um conjunto de ações que visa construir a imagem do candidato ressaltando sempre as suas melhores características, a fim de transmitir para a população os ideais de confiança, segurança e credibilidade. Uma das funções que ajuda a determinar este perfil e prepará-lo para uma campanha é a assessoria de imprensa.

Obter a visibilidade dos veículos de TV, rádio e impressos, de maneira adequada e positiva, é fundamental. Por isso, quem deseja ser candidato este ano precisa ter ao seu lado uma equipe preparada para orientar, opinar e apoiar o candidato em situações diversas como entrevistas, palestras, eventos etc.

Outra importante medida que deve ser considerada pelos futuros candidatos à eleição é trabalhar a identidade visual e divulgação de suas campanhas. Desta forma, toda a parte de publicidade, construção da marca/perfil, papelaria, brindes e demais peças gráficas, além da produção de vídeos e jingles, deve ser feita com atenção e cuidado, com o objetivo de seguir as mesmas estratégias, previamente planejadas.

Todas estas ações são de suma importância, no entanto a mais relevante de todas é a participação ativa do candidato no ambiente digital. A propaganda eleitoral mudou muito ao longo dos anos. As campanhas tornaram-se mais complexas e racionais, baseadas não em opiniões, mas em dados concretos e exemplos visíveis. Se você pretende concorrer a algum cargo em 2016, é determinante que esteja preparado para o contato ativo com seus possíveis eleitores durante toda a campanha, por meio das novas plataformas de comunicação, das redes sociais e do marketing de relacionamento.

A criação deste canal de interação entre o candidato e seu eleitorado permite a apresentação das propostas de forma clara e dinâmica, além de promover diálogos e feedbacks dos possíveis eleitores sobre os vários pontos da campanha. No entanto, não basta criar este canal e abandoná-lo. É preciso lidar de forma adequada com todas as ferramentas das redes sociais, alimentar as páginas da maneira correta, e saber driblar os possíveis questionamentos da população, a fim de obter sempre um resultado positivo desta interação com os eleitores.

Todas estas medidas, quando somadas e realizadas com cuidado e planejamento tornam uma campanha eleitoral muito mais completa e eficiente. Assim, o candidato que apostar nas estratégias da comunicação integrada, com uma equipe de apoio e as ferramentas necessárias, conseguirá transmitir de forma clara ao seu eleitorado o que ele tem de melhor a oferecer.

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* Gestora de mídias sociais da LEC Comunicação e diretora da LEC Comunicação.

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