Divulgação estratégica permite visibilidade, retorno financeiro e melhoria na imagem das empresas

* Lorenza Coelho

A publicidade é a alma do negócio, como diz um dos mais famosos ditos populares. Todas as empresas, de qualquer segmento, precisam divulgar seus produtos e serviços de forma a obter retorno financeiro e se comunicar com seu público.

Nesse sentido, a primeira ferramenta que vem à cabeça de muitos empresários é o anúncio, uma inserção comercial feita em um veículo de comunicação específico. No entanto, os custos para a produção e, principalmente, publicação de anúncios de qualquer natureza (rádio, TV, impresso e internet), costumam ser elevados e, por isso, é comum as empresas desistirem de investir na divulgação institucional ou estratégia.

Porém, muitos empresários desconhecem algumas ferramentas de baixo custo que atingem um público tão vasto quanto a publicidade e geram resultados positivos também para a imagem da empresa.

A assessoria de imprensa é uma delas. Trata-se de um serviço bastante estratégico que permite a divulgação de uma organização, profissional ou evento de forma espontânea nos veículos de comunicação. E cabe ao assessor de imprensa fazer a ponte com os jornalistas que se dividem nas redações de jornais, revistas, sites e emissoras de TV e rádio.

O objetivo é mostrar a eles o que a empresa ou o profissional tem a oferecer de interessante para a sociedade ou até mesmo o mercado onde atua. Em contrapartida, esse profissional passa a ter um interesse maior pelo conteúdo do cliente e publica, sem custos, matérias sobre ele.

O diferencial é que um mesmo fato pode ser divulgado simultaneamente por diversos veículos de comunicação, bem como é possível que ele seja trabalhado sob diferentes pontos de vista para atingir editoriais especiais, como economia, entretenimento, saúde ou ciência e tecnologia. Assim, o negócio do cliente alcança maior visibilidade.

Ao ser abordada com enfoque jornalístico, a divulgação dos produtos ou serviços atinge uma série de objetivos complementares. Consegue-se, por exemplo, divulgar as novidades de determinada empresa ou profissional de modo a tornar o assunto de conhecimento público. Com isso, pode haver aumento no fluxo de negócios por causa do interesse e repercussão que a matéria gera.

Além disso, como a notícia é publicada no espaço editorial dos veículos de comunicação, a credibilidade para o assunto abordado também é maior e, com o trabalho sistemático dos assessores de imprensa, o cliente passa a ser referência sobre aquele tema.

Empresas e profissionais liberais de diversos segmentos, como gastronomia, direito, saúde, economia, esporte, alem de associações de classe, profissionais liberais ou autônomos como médicos, advogados, músicos e artistas, podem divulgar seus negócios e devem fazê-lo de forma estratégica. A assessoria de imprensa é capaz de atender essa necessidade de forma positiva trazendo ganhos que vão além do retorno financeiro. A publicidade é a alma do negócio, mas se ela vier acompanhada de aumento na visibilidade e melhoria na imagem, os resultados serão muito mais vantajosos para os clientes.

* Jornalista, diretora da LEC Comunicação e especialista em assessoria de imprensa.

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