Como me comportar em entrevistas para rádio e TV?

Preparamos algumas dicas de como agir durante entrevistas para veículos de comunicação. Confira!

 

Sua empresa ganhando visibilidade na mídia, muitas notícias sobre vocês pipocando nos jornais e eis que, no meio de tanta oportunidade, o jornalista deseja uma entrevista com algum porta-voz da empresa. O que fazer?

Os veículos de comunicação são ótimas oportunidades para adquirir visibilidade e atenção do público, o que acaba sendo uma forma de publicidade gratuita. Mas na hora da entrevista, muitas pessoas receiam o que falar, como agir e até como se vestir.

Separamos algumas dicas para reforçar aquilo que passamos aos nossos clientes para ser praticado durante essas entrevistas. Vamos conferir?

 

  1. Saiba o conteúdo da entrevista

A pauta, ou seja, o tema da entrevista deve ser bem preparado antes mesmo do encontro com o repórter. Quanto mais você souber da temática, mais fácil será de explorar e levar a ideia para uma direção interessante.

  1. Postura durante a entrevista

O principal durante uma entrevista, sobretudo para a televisão, é a imagem que você passa aos telespectadores. É aquela imagem que será associada a sua empresa. Isso inclui até mesmo a vestimenta durante a entrevista. Uma boa postura corporal, linguagem formal, são fatores muito importantes também.

  1. Atenção durante as perguntas

Durante a entrevista é muito importante responder de forma clara e objetiva o que realmente foi questionado. É muito comum as pessoas ficarem ansiosas e se dispersarem da pergunta feita, porém, é muito importante o controle da situação.

  1. Controle acima de tudo

Como já adiantamos no tópico 3, é muito importante controlar a situação. Às vezes, o jornalista pode apresentar alguma pergunta que o deixe desconfortável ou embaraçoso. Em todo caso, mantenha a calma e dê respostas educadas, firmes e inteligentes. Estar seguro sobre as situações que podem ser questionadas são pontos importantes.

  1. Um porta-voz correto

Caso você, como diretor ou gerente da empresa, não queira participar desse tipo de demanda ou não esteja preparado para lidar com determinado assunto, pode indicar alguma outra pessoa para falar em nome da empresa. Contudo, certifique-se que esta pessoa estará preparada e de acordo com a postura que você deseja passar.

Outro ponto que vale ser ressaltado é a importância de uma assessoria de imprensa durante o relacionamento da sua empresa com a mídia. Os assessores estão sempre preparados para buscar as melhores oportunidades de entrevista e para prepará-lo antes e durante.

Os assessores têm um relacionamento com os jornalistas e já estão preparados para detalhar a pauta para seu cliente – você.

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais clicando no ícone abaixo: