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Conheça 6 regras essenciais da publicidade médica

Conheça 6 regras essenciais da publicidade médica

young man doctor wearing white coat and stethoscope showing number six with hand and fingers smiling over isolated white background

Todo profissional de saúde precisa conquistar pacientes, e a publicidade médica pode ser peça vital para o seu nome e o de seu consultório ou clínica tornarem-se mais atrativas e populares à população.

Entretanto, a atividade médica tem de lidar com maior sensibilidade no momento de fazer qualquer tipo de propaganda, afinal, sua principal tarefa é garantir a vida e o bem-estar de seus pacientes, tendo grande responsabilidade coletiva.

Sabendo disso, separamos  6 regras essenciais para que a sua campanha siga as normas de publicidade e propaganda estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Manual de Publicidade Médica (Resolução CFM no 1.974/11), confira:

 

  1. NÃO ANUNCIE TÍTULOS ACADÊMICOS DIFERENTES DA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

Se você é ortopedista e possui uma clínica, as únicas titulações permitidas em um anúncio são as da área ortopédica, mesmo que você, por exemplo, possua um mestrado em otorrinolaringologia. O Conselho Federal de Medicina entende que o anúncio desse título de outra área confunde o paciente, levando-o a crer que esta formação torna o profissional mais capacitado, o que não é verdade, já que este título não tem relação com a sua especialidade.

 

  1. SEJA ESCLARECEDOR EM ENTREVISTAS PARA A IMPRENSA

Ao ser entrevistado, o profissional de saúde tem o papel de esclarecer questões médicas à sociedade, sem o intuito de se autopromover, auferir lucros, sugerir que trabalha com técnicas exclusivas, ou tentar angariar clientela, divulgando seu endereço ou meios para contato, como o número de telefone.

 

  1. NÃO PRESTE CONSULTORIA ONLINE

Muitos profissionais possuem blogs, sendo este um meio de trazer informações de saúde. Entretanto, atenção: é proibida a prestação de consultoria por meio desta ferramenta.

 

  1. NUNCA USE FOTOS DE PACIENTES PARA DEMONSTRAR RESULTADO FINAL

Mesmo com a autorização dos pacientes, o CFM veda o uso de fotos de resultados de tratamentos com fins de promover quaisquer tipos de serviços médicos.

 

  1. TENHA CUIDADO COM AS EXPRESSÕES

Definir seu serviço como o mais eficiente, prometer resultados garantidos, se autodenominar como o melhor capacitado e outras expressões do gênero são explicitamente vedados pela resolução do CFM. O mesmo serve para recebimentos de homenagens, como “Médico do Ano”, ou “Melhor Médico”. Apenas homenagens acadêmicas, ou oferecidas por entidades médicas e instituições públicas são permitidas.

 

  1. NÃO TOME DECISÕES PRECIPITADAS

Se você estiver em dúvida quanto à aplicação das regras, não tome decisões antes de consultar a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do seu Conselho Regional de Medicina (CRM).

 

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